quinta-feira, 10 de julho de 2008

Seduc oferece 500 bolsas de estudo para alunos do Cursinho Pré-vestibular Imprimir E-mail
Por Milena Botelho
02 de julho de 2008

Para incentivar a melhoria do desempenho acadêmico, a Seduc - Secretaria da Educação e Cultura disponibilizará, a partir do mês de agosto deste ano, 500 bolsas de estudo aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Tocantins no valor de R$200,00 (duzentos reais), mensais até o mês de dezembro. A concessão das bolsas tem por objetivo elevar os índices de aprovação e assegurar a permanência, com sucesso, dos alunos na escola.

O candidato para receber a bolsa deve adequar-se aos seguintes critérios: ser aluno regularmente matriculado no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Tocantins; obter, no primeiro bimestre letivo de 2008, nas disciplinas de Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna, nota igual ou superior a 7,00 e a média aritmética geral do conjunto destas disciplinas igual ou superior a 8,0 (oito); ter freqüentado e concluído o primeiro bimestre letivo na unidade escolar na qual se candidatará; estar inscrito e freqüentando o Cursinho Pré-vestibular, sendo aluno do 3º ano e estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio.

As bolsas de estudo serão distribuídas entre as Diretorias Regionais de Ensino, atendendo o critério de número de alunos matriculados no Cursinho Pré-vestibular. A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas, sendo elas as seguintes: verificação de preenchimento dos requisitos dos inscritos pela equipe pedagógica, na unidade escolar; e verificação das notas dos alunos durante o primeiro bimestre e, no caso de empate, será selecionado o aluno com maior índice de freqüência nas aulas.

A relação dos alunos contemplados será divulgada no site oficial da Seduc e no mural das unidades escolares de ensino médio. Para fazer o download do Edital do processo, clique aqui.

Curso Pré-vestibular
O curso preparatório para o vestibular é uma realização da Seduc para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. Foram oferecidas no início do ano, 10 mil vagas, quando todos os alunos inscritos foram atendidos nas mais de 250 salas, distribuídas nos 139 municípios do Estado.
A aula é transmitida para os 71 municípios em que o sinal da Redesat (TV Cultura – canal 13) está funcionando, e nas demais cidades, as aulas acontecem por meio das tele-salas, com o material gravado pela Cesgranrio. As aulas são ministradas aos sábados pelos consultores da Fundação Cesgranrio e, posteriormente, acompanhadas por professores do ensino médio da rede pública de ensino do Tocantins.

Cada tele-aula tem duração de duas horas, sendo das 13h às 15h, as outras três horas, das 15h às 18h, são aulas presenciais com os docentes da rede, que servem de reforço aos conteúdos apresentados nas tele-aulas e para a realização e correção dos exercícios do material que foi distribuído a cada aluno.

Veja abaixo o número e vagas distribuídas por regional:

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO

Nº DE ALUNOS

Nº DE BOLSAS

Araguaína

1.103

93

Araguatins

650

55

Arraias

265

22

Colinas do Tocantins

450

38

Dianópolis

231

19

Guaraí

174

15

Gurupi

412

35

Miracema do Tocantins

212

18

Palmas

1000

84

Paraíso do Tocantins

330

28

Pedro Afonso

229

19

Porto Nacional

455

38

Tocantinópolis

418

36

Total

5.929

500



Fonte: www.seduc.to.gov.br

Nenhum comentário: